sábado, janeiro 30, 2010

meu feriado

Hoje é feriado em alguns estados do Brasil, em virtude do dia da consciência negra. Por que a consciência negra saltita entre os estados de um mesmo país?

O feriado é uma referência ao assassinato de Zumbi, em 20 de novembro de 1695, numa emboscada na serra de Dois Irmãos, após liderar por anos, uma comunidade de negros fugitivos em Palmares, no interior de Alagoas.

Babita, minha amiga carioca, diz que aqui tem menos negro que no Rio. Mas suspeito fortemente que tenha mais que em São Paulo, onde é tão feriado que tem engarrafamento desde ontem para o litoral.

E ainda na minha linha de suspeitas, creio que tenhamos mais negros que no Rio Grande do Sul também, onde, segundo o jornal, também tem feriado.

E aqui, em Pernambuco, mas conhecido com centro do universo, não tem feriado. Só tem a comemoração.

Não sei qual o grau de consciência dos negros levado em questão para definir o decreto ou não do feriado da consciência nacionalmente comemorada homenageando um guerreiro negro e nordestino.

Mas existe um critério.

O Brasil tem uns feriados para as populações que, ainda não sendo minorias, são esmagadas, apesar das homenagens, como os feriados, como as mulheres (08/05) e negros libertos (13/05). Agora tem para os negros guerreiros (20/10).

Depois do ultimo domingo, no Faustao, eu acrescendo nas categorias esmagadas, os médicos.

Cada dia tem mais e cada dia remunera-se menos. Sobrecarregados em piores hospitais e condições, agora somos xistes e, alemdo governo, o Faustão, resolveu ridicularizar a classe em cadeia nacional.

E ainda responsabilizados do caos que se instala graças as esferas superiores – e em esfera superior, suspeito que Deus nada tem a ver com isso.

E pior que a gente, o resto dos profissionais de saúde.

Então, espero, literalmente em Cristo, que eu, fazendo parte de várias destas categorias esmagadas, já que sou mulher, nordestina, médica e mestiça, e praticamente guerreira, como todo brasileiro, tenha um feriado para mim!

Dia 13/12 tá bom...

No entanto, ainda na linha das suspeitas, temo que concentrando os títulos de fisiatra e acupunturista, aos olhos do mundo, praticamente magia negra, vou terminar sendo convidada a queimar na fogueira no próximo são João.

Mas pelo sim, pelo não, podem rezar por mim e para mim, que tentarei atender a todos os pedidos o mais breve possível!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial