terça-feira, novembro 14, 2006

Virgulina: do Cangaço para o Espaço (Sideral) – 30/09/2006
Descoberta: Seblen Mantovani (Sblen)
Cobertura jornalística: Hermengarda Batista

Já dizia Shakespear, "há mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia". Certos mistérios acontecem, e enquanto uns são explicados posteriormente pelo avanço científico, outros simplesmente obedecem as leis da natureza.

Neste contexto, podemos citar o surgimento, praticamente um brotamento, de Virgulina, adiante dos olhos de Seblen Mantovani, nosso sideral Sblen:

Sblen: "ae, mané, tava chegando no mó platozinho, ae maluco, foi só me solteirar¹. Quando olhei assim, mó figuraça, toda montada, mó peixeirão, ae, valente pra caralho. Deu medo... no meio da fenda do pão de açucar, a mulher que era quase uma aparição!"

O meio científico da colônia está promovendo vários foruns a respeito da origem de nossa nova integrante. No entanto, a ufóloga, doutora em ciências ocultas, que de tão oculta prefere ficar anônima, é taxativa em relação ao rapto de humanos por seres extra-terrenos intergaláticos. E estes humanos raptados seriam estudados, e posteriormente devolvidos, sem a mínima lembrança do evento. O problema é que o "posteriormente" é bem posteriormente mesmo.

O correio sideral entrevista, de primeira mão, nossa nova integrante:

Virgulina: " a minha graça é Virgulina. Virgulina Ferreira da Conceição, pro causo do meu padrinho, capitão Virgulino. Apoi eu nem seio ao certo acuma foi, num sabe, essa menina? Eu tava intocada, né. Derna² qu´eu me alembro, eu tava na pirsiguição dos macaco, de tocaia. Conde io entrei numa loca³, loca essa que foi dá lá, lá naquelas altura de preda.

Conde eu dei fé, chegou o tira côco sem vara... sujeitim inxirido, dizendo pro arto, que tava sorterado. Oxe... e io apreguntei nada!? O caba já vai gritando qu´é sorteiro... mai loguin ele viu qu´eu num gosto de inxirimento cum eu. Caboco muncho istranho, ví? Tem nome de sino: Sbrein. Arrepare só se isso é nome de gente? O cabra num é nem ao meno vigário... nem coroinha que fosse... nome de sino, mô fíi...

Mai aqui tem muicha coisa isquisita mermo. Cuns palavriado isquisito, cage num se intende nadica de nada. E o mais pior de tudo: o cabra vinha vindo dependurado num mói de corda azul. Cuns nogócio nos quarto. Ispiei ansim: eu só havera de pensar qu´ele tava mermo era fugindo dos macaco. E pro sinár, muncho bem fugido. Mai não, essa menina.

Repare só se isso num é coisa de leleu: o caba fai isso pro gosto. Na farta do que fazer, o caba, no lugá de fazer um ofício, fazer um móve, arrumá um de cumê, o caba assobe nas preda... cad´um predão que só vendo. Dixe a mim, tomem num sei se era pra se pabular 5, que já subiu tudim ali do derredor...

Pr´arribar, mo fíi, dali de riba, foi um trimilique. Num queira nem saber. Mai adispoi foi qu´eu vi, apesar do galalau sê meio avuado das idéia, é até um minino bom... de lá de riba io só ispiava uma prantação verdinha com umas coisa ansim, acuma se fosse umas barra, uns babado, branco. Apoi o magrelo dixe: é áiga. Apoi arrepare só: prantação de áiga... de premero, io matutei: é nada. O bichin tá mangando d´eu. Mai num é que era mermo... áiga salobra acuma eu nunca vi. Num tem quem num beba...

Esse pensamento de pranta áiga é até muncho bom. Mai o cabra vai e instrui4 : pranta áiga salobra. Dixe qu´eu tô num lugá chamado Ri de janero, muncho longe. E io nem seio ainda acuma eu vim pará aqui..."

1- solteirado: ancorar-se no grampo da escalada com a fita solteira.
2 - derna: derivação linguística regional, que significa "desde"
3 – loca: pequena caverna de pedra
4 – instruir: estragar, desperdiçar
5 - pabular – contar vantagem

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial