terça-feira, novembro 14, 2006

IMPOSSIVEL QUERER – 13/11/2006
Por: Hermegarda Batista

O mundo dos desejos é realmente misterioso.

Quando eu era criança, minha mãe tinha um livro na estante: "o que quer uma mulher?". E eu, uma mulher em formação, olhava para ele como um farol... até que eu descobri que nada ia responder a minha pergunta.

As mulheres não entendem os desejos dos homens, que por sua vez, não entendem os das mulheres. Este "não entender" é expressão da nossa humanidade: a eterna duvida de ser.

Vejo todo mundo se perguntar o que quer. E muitas vezes o desejo é apenas perpetuar o desejo, como com o ciúme - aumentar o desejo no outro.

Outra estratégia é escolher o mais difícil, e vai aumentando na escala: indisponível, ausente, impossível, no passado ou no futuro. Escolhas perdidas, não feitas, escolhas pela metade.

Ou então, aquilo que não quisemos. Decidida e firmemente rejeitamos. E de repente, não está mais disponível: ah... passa a ser misteriosamente imprescindível.

E as escolhas? As encruzilhadas das escolhas são dolorosamente instigantes...

Escolher é um eterno abdicar de uma opção em função de outra. Ou outras. Porque vivemos na ilusão que antes de escolher, usufruíamos de tudo.

Tem gente que acha que o mais difícil em escolher é o futuro e suas surpresas. Ou o outro e seus misteriosos quereres. Ou o sacrifício da onipotência, se admitindo que não pode tudo. Ou a indecisão.

Ou simplesmente a humanidade, que se deleita mesmo em perpetuar o desejo, quer seja mutável, ilícito, impossível, generalizado, passado ou futuro, ou simplesmente acordar de manhã cedo e tomar um café...

O QUERERES
(Caetano Veloso)

"Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alta, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão"

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial