quarta-feira, dezembro 23, 2009

O microfone

Meu tio é o pai de Yasmin, a nossa sideral mirim. Ele é um cara muito interessante. Super culto e inteligentíssimo, é totalmente capaz de gastar rios de dinheiro com livros, para ler sobre todas as civilizações, sobre a história e política dos lugares, mas é incapaz de viajar até eles. Não gosta nem de sair de casa.

Apesar de desafinado de família e sem ritmo para dançar, ele sempre gostou de música. E tem muito bom gosto. Assim, ele tentou bastante aprender algum instrumento.

Lembro de quando ele tentava aprender flauta, e a família toda, inclusive quem nem morava lá, como a gente, reclamava. Até um dia que ele saiu na esquina, e a vizinha (aquelas casas de vila, que até as paredes são socializadas) disse: “melhorou muito na flauta, não foi, meu filho!”. A despeito da tentativa de elogio, ele sentiu-se tão envergonhado que desistiu do assunto.

Hoje ele baixa as músicas pela internet. Baixa os filmes também. E quando você pergunta a ele, alguma coisa qualquer, ele explica tudo com fundamentos científicos, reais. Porque o que ele gosta mesmo é de ficar em casa, lendo e estudando.

A chegada de Yasmin ao mundo, transformou meu tio. Em tudo. Mas ela é o oposto dele. Adora sair de casa, ir na “casa dos outros”, desde 4 anos, quer ir a África ver girafa e elefante. Quando vão a alguma festa, só quer sair quando a música acaba. Adora ir ao cinema. E todo fim de semana, ela quer sair de casa, nem que seja pra ir na casa de alguém.

Ela adora cantar, muda a letra das músicas e canta com um microfone imaginário. E quando você pergunta alguma coisa, ela inventa logo uma história, totalmente surreal.

Exemplo disso é a história de chapeuzinho vermelho, onde o lobo comeu a ração do gato (inédito) da chapeuzinho (única função era ter o gato) e o caçador foi dar uma lição de moral no lobo.

A única coisa que se pode concluir é que a genética da menina foi enviesada: era para ela ter sido minha, obviamente.

Mas, como todo pai que quer ver no filho seu desejo realizado, ele resolveu botar Yasmin numa escola de música perto de casa. Afinal, ela é totalmente musical. Ela foi, a professora conversou muito com ela (conversar também é outra especialidade dela), apresentou-lhe vários instrumentos, e perguntou: “qual você gostou mais, Yasmin”.

E ela respondeu: “o microfone!”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial