segunda-feira, julho 13, 2009

Diário de Pacífico

Eu sou uma pessoa pacífica, mas o trânsito me irrita. Eu e meu carro: só solução! O problema são os outros!

Porque a palavra trânsito vem de transitar, de transição, ou seja, ir de um lugar para outro. Isso, na minha concepção, é completamente diferente do que se chama trânsito. Deveria se chamar “fila”, aglomeração, marcha lenta. Acho que engarrafamento é um bom nome.

Dizem que eu sou transgressora. Mas é uma questão ideológica: eu discordo da legislação de trânsito. Não consigo entender porque as pessoas acham de ler as placas em determinadas horas, como por exemplo, quando estamos numa via de mão única, uma ponte, ou um túnel, e tem uma placa escrito: 60km/h.

Alguém acha de obedecer, sem se importar com a fila de pessoas que estão atrás, que talvez discordem e não podem sair. Mas tem horas que a placa diz 90km/h e todo mundo está a 40km/h. Nestas horas parece que ninguém ler as placas...

Isso me irrita.

Você olha para o lado, a fila do lado anda, a sua não. É evidente que você tem o direito de trocar de fila! Quantas vezes quiser. Afinal, não tem “lugar marcado” feito escola primária do começo do século passado! Mas aí vêm dizer que você está costurando...

Isso também me irrita.

O pior é quando acontece de você resolver trocar de fila, você sabe que dá tempo. Mas o cara que está atrás não concorda com a sua opinião. Dá aquela freada brusca! Mas dava tempo: tanto é que não bateu! Este povo vive estressado! Ninguém respeita minha opinião e depois ainda vem dizer que eu sou irritada!

Dizem: você quase bateu! Mas não bati! Tudo bem. É que meu meu carro tem mesmo uns pontos cegos, na realidade, ele tem muitos mesmo! Afinal ele é branco! Quando Saramago disse que a cegueira é branca, é arte. Quando eu falo, é “barbeiragem”…

Ainda acham ruim quando fico irritada!

Outra coisa é o sinal amarelo: a pessoa pára no sinal amarelo sem se perguntar o que acham os que estão atrás... Na verdade, estes semáforos atrapalham mais que ajudam: sempre ficam vermelhos em série. Você parou em um, não tem jeito: vai parar em todos e ainda assistir os seguintes abertos enquanto você está parada! É por isso que eu também não concordo com semáforo. Eles me irritam.

Este trânsito enlouquece qualquer um! Já ouvi cada coisa: gente querendo um rolo compressor, uma catrepilha.... Estas coisas loucas não passam na minha cabeça não! Antes eu pensava num carro voador, tipo “de volta para o futuro”, ou o tapete mágico. Mudei. Hoje em dia, fico imaginando algo mais simples: uma ambulância, ou uma kombi com a placa fria…

Depois você chega! Hora de estacionar! Você demora horas para chegar num lugar, e quando chega: proibido estacionar! Proibido por quê? Algumas proibições são verdadeiramente surreais: um lugar amplo, perto de onde você vai, na sombra! Isto é provocação!

Então eu me pergunto: se Deus nos deu livre arbítrio, por que justamente o DETRAN quer me tolher disso?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial