quinta-feira, abril 03, 2008

cicinha e o apocalipse

Só para evidenciar o grau de maluquice, ela se identificou tanto com a descrição que pediu para publicar o este texto (de autoria desconhecida) no correio e vai imprimir para mostrar para os seus netos.

CICINHA E O APOCALIPSE

Continuando na temática de loucos, vou falar de uma recém sideral, minha amiga Cicera. Ela é uma pessoa muito peculiar. Seu nome de batismo é uma homenagem ao muso de sua cidade natal, Padre Cícero. E como a grande maioria das pessoas nascidas em Juazeiro do Norte, ela teve uma criação fervorosamente católica, rezando para todo tipo de santo e indo a missa regularmente.

No entanto, hoje em dia, depois de muito estudar filosofia, sociologia e todas as "logias" que transformam um ser humano em intelectual, ela resolveu aderir às religiões orientais – praticamente todas, parou de comer carne, faz Yoga e meditação e acredita em reencarnação.

Vive então a dicotomia de ter sido criada tomando leite "de gado" (de verdade), brincar sentada no chão de barro, e posteriormente, ganhar a vida nestas elucubrações pensantes. Dessa forma, ela esquece de fazer matricula depois de passar por média, se perde no caminho de casa citando Platão e dá conselhos domésticos baseada em Maquiavel – fatos reais.

Outro dia, Cicinha perguntou porque a bíblia não podia ser por ordem alfabética. Pois bem, partindo deste princípio, o primeiro livro seria Amós e o segundo Apocalipse. Gênese viria bem depois. Ou seja, o mundo ia se acabar antes mesmo de ser feito.

Isso me lembra um agricultor que trabalhava com papai quando eu era pequena: Cabo João, ou como era mais conhecido, Cabo Jão. Às vezes, ele ia lá em casa, e mamãe sempre estava estudando. Um belo dia, ele resolveu dar sua opinião: "diz que quem estuda muito fica doido". Mamãe começou a rir e ele continuou o raciocínio: "rindo assim a toa, que nem a senhora".

RESPOSTA DE CÍCERA

CONSELHOS DE MAQUIAVEL PARA USO DOMÉSTICO - POR CÍCERA

Bom dia,
Espero que consiga atender às expectativas, mas não posso demorar muito, pois agora estou lendo Hobbes aquele do Leviatã - o Homem lobo do Homem.

1 -O Prícipe de Maquiavel1 -“Os Homens quando recebem o bem de quem julgavam receber o mal, mais agradecidos se mostram ao benfeitor” (capítulo IX – Do principado civil). Este serve com a sogra – para manter a paz matrimonial, como já dizia um antigo ditado oriental (posso contá-lo em outra ocasião), penso que Maquiavel conhecia

2 - “(...) Saiba-se que existem dois modos de combater: um com as leis, outro com a força. O primeiro é próprio do Homem, o segundo dos animais. Não sendo, porém, muitas vezes suficiente o primeiro, convém recorrer ao segundo (...) (capítulo XVIII – de que maneira os príncipes devem cumprir as suas promessas).”
Aqui é o caso típico daquele vizinho chato que inferniza a sua vida, às vezes da vontade de esganar. Atualmente estou aplicando-o com o meu vizinho que quebrou todo o meu telhado com a ampliação e reforma, eterna, do seu imóvel, literalmente grudado na minha casa. Ah, eu prefiro as leis, mas sabemos que nem todos são assim.

3 - “Os Homens são tão simplórios e obedecem de tal forma às necessidades presentes, que aquele que engana encontrará sempre quem se deixe enganar” (capítulo XVIII – de que maneira os príncipes devem cumprir as suas promessas).
Este é típico dos adúlteros.....e dos seus pares.

4 - Ah! este eu nem tenho a referência mas quando lerem com certeza vão lembrar, a essência é assim: quando for fazer o bem faça-o sempre, em constância, de forma que esteja sempre presente, em pequenas doses; contudo, quando for fazer o mal faça-o de tal forma que impossibilite o desagravo.
Este serve em toda e qualquer situação e com qualquer criatura racional ou não.bjs
Cicera Gomes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial